Zito, cinquentenário e o Sítio do Juca

Por Anônimo | 18:55 em |


     Em 1960, Juca Antunes, ex-presidente da Associação Esportiva de Guaratinguetá , comprou um sítio, à beira da Dutra, no km 60,3 e seu filho Diógenes começou a rachar num raspadão com seus amigos. Logo no início, houve o tempo de tijolos como gols.
   
     A idéia criou força e, até hoje, amigos se reúnem para o racha do Sítio do Juca, como é conhecido, todos os domingos de manhã.

     Outros dois rachas acontecem aos sábados de manhã e às quartas à noite.

      Várias gerações se sucederam e irmãos, pais, filhos, avôs , netos, sobrinhos, primos, cunhados e amigos, sobretudo, já racharam juntos.

       Passaram por lá grandes craques, sendo que Zito participou três vezes dos rachas, para alegria dos que tiveram a felicidade de jogar com ele.

       Sua primeira vez foi em 16/11/74, há 35 anos.

       No dia 25 de julho de 2010, o racha comemorará 50 anos e grande festa será realizada.

       Desde junho de 2003, funciona nos 20.000 m2 da propriedade, hoje cedida pelo Diógenes, o Centro Social e Ambiental Sítio do Juca, entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que tem a finalidade de proporcionar a crianças e jovens de 6 a 18 anos e seus familiares, atividades desportivas e culturais (www.sitiodojuca.org.br).

       Frequentam o Centro cerca de 150 usuários e as atividades são gratuitas.

       A entidade é reconhecida de utilidade pública municipal, recebe verba da Prefeitura e tem alguns colaboradores.

       A lista completa dos rachadores chega a 400, mas poderíamos citar, além do Zito, nomes como o capitão de 62, Mauro Ramos, Cássio,  Del Vecchio, Maurinho, Sarno, Élson, Laércio Milani, Ditinho, Lamin, Marucci, Chispa, Carlito, Romeu, Dindo e muitos outros.

0 comentários: